Como é o exame do Pé Descalço

Conheça o exame Pé Descalço e como funciona a metodologia dos colares


Ei pessoinhas dançantes, quem aí sabe como é o exame Pé Descalço?! Bom, quem acompanha a gente por aqui ou pelas redes sociais (Facebook Instagram e Youtube) sabe que nós somos da escola de forró Pé Descalço, que é uma escola de Belo Horizonte, mas que tem unidades em várias cidades do país. Como eu moro em Juiz de Fora, sou da unidade daqui e o Ruan vem quase todo fim de semana para fazer aula me ver Oo haha. (Nos últimos meses eu também comecei a dar aula de dança na unidade e está sendo uma experiência incrível, logo eu conto melhor pra vcs sobre isso!).

O Pé Descalço é uma escola bem conhecida no Brasil e no mundo (sim, principalmente na europa!), e um dos nossos diferenciais é a metodologia de ensino. Nós dividimos os alunos em níveis de aprendizado, chamados de rodas. Cada roda tem certos conceitos e figuras de dança adequados ao nível dos alunos que estão nela. Cada roda é representada por um colar com o símbolo da escola, cada colar tem sua cor (que representa a roda) e seu significado. E para passar de nível/roda e conquistar novos colares o aluno tem que fazer o exame de colar, o famoso exame Pé Descalço.Veja mais sobre o significado de cada colar neste link aqui.

Exame Pé Descalço Exame de colares

E quem já sabe de isso tudo ou tá sabendo agora sempre fica com aquela curiosidade: Mas como é exatamente o exame Pé Descalço? Todos ficam esperando do lado de fora e entram numa sala de audição? O aluno tem que dançar tudo que sabe e fazer certos passos específicos? Todos passam? Todos tomam pau? É super tenso? Enfim...para sanar tooodas essas e outras dúvidas, eu e Ruan aproveitamos nossa viagem até BH para fazer também o nosso exame e mostramos como é o Exame Pé Descalço. Acompanhamos alguns alunos que fizeram exame, conversamos com examinador e mostramos a festa linda que realmente é esse dia para nós! Assista tudo no vídeo abaixo:


Bom, para quem ficou na curiosidade também sobre os resultados dos exames, o único da matéria que passou foi o Ruan (\o/) – não pelo mortal, haha, mas por que dançou muito mesmo e conseguiu desenvolver os conceitos de dança requisitados para estar na roda da preta :) Claro que todos dançaram pra caramba, principalmente o Herquitiano, mas quanto mais alto o nível, maior a responsabilidade e exigência!

Algo que eu acho importante destacar sobre o exame Pé Descalço é que, assim como a Adriana fala na matéria, ele tem que ser visto como algo positivo, seja para quem passa ou para quem “toma pau”, afinal, o ideal é você estar na roda de aprendizado mais adequada ao seu nível; se não, você acaba prejudicando o seu aprendizado e também o do outros. A metodologia do exame é feita para ter a divisão dos alunos na hora do aprendizado sistemático, mas existem outros momentos das aulas e do Pé Descalço que todos dançam com todos, para também ter a troca de conhecimento entre alunos de níveis diferentes. Além disso, o exame é uma forma da gente querer crescer sempre na nossa dança, afinal, assim como na vida em geral, nosso objetivo é sempre evoluir, certo?! ;)

Workshop e Exame Pé Descalço Juiz de Fora


Falaaaaando em exame Pé Descalço, esse fim de semana teremos workshop e exame de colares da nossa unidade aqui de Juiz de Fora. No sábado, dia 10, teremos workshop com professores da vermelha de BH e no domingo, dia 11, teremos o exame de colares. Apesar de ser menor, pois é focado mais em Juiz de Fora e região, nosso evento é lindo de se ver e aberto a todos que queiram participar! Os workshops são de todos os níveis, ideal tanto para quem já dança e quer aprender coisas novas, quanto para quem quer aprender do zero! Veja abaixo o vídeo que fizemos para dar um gostinho de como é essa festa linda!



Exame Pé Descalço Juiz de Fora 2017



Tango em Juiz de Fora: um pouco de música

Conheça um pouco mais sobre a música tango e comece a apreciá-la


Ei pessoinhas dançantes! Semana passada eu fiz um post aqui falando algumas coisas que aprendi sobre o tango num bate-papo com o professor Júlio Cezar Franco, organizador do Manchester Tango, professor de dança de salão na escola Balliamo e um dos professores especialistas em tango em Juiz de Fora. Quem ainda não viu, vale a pena ler, tá super completa e cheia de vídeos lindos de tango! (Ler agora clicando aqui).

A ideia do bate-papo surgiu pelo meu interesse crescente nessa dança a partir do nosso envolvimento no projeto Manchester Tango Juiz de Fora, organizado pelo professor Júlio. Mas a conversa rendeu tanto que deu conteúdo para dois posts sobre o tema. No primeiro eu foquei, claro, na dança. Mas não existe dança sem música e o tango é lindo de se dançar e de se ouvir também. Por isso, trouxe aqui algumas ideias e sugestões para vocês sobre a música tango.

Para entrar no clima, dê o play no vídeo e leia ouvindo o tango de Carlos Gardel, Por una cabeza.



Tango como música


Dança sem música não existe. Ouvir, entender e se envolver com a música é muito importante para uma boa dança. No tango não é diferente. Hoje, há a dança tango e a música tango, mas para um dançarino, o estudo deve ser sempre de ambos. O tango como música tem suas variações dentro do estilo, de acordo com as épocas e os compositores. Alguns bem conhecidos são Carlos Gardel, Aníbal Troilo, Francisco Canaro, Rodolfo Biagi e Rúben Juarez. Abaixo a composição Adios Nonino, de Astor Piazzolla,  considera, por muitos, sua obra-prima. Ele fez esta música para homenagear o seu falecido pai. 




Mas por qual compositor devo começar a ouvir tango?


O professor Júlio indica que se comece a ouvir os compositores dos anos 40, pois são tangos mais marcados e cadenciais, além de serem os que, até hoje, mais tocam nas milongas argentinas. Sua principal indicação é Osvaldo Pugliese, pois apesar de respeitar as cadências do tango, tem uma linha melódica muito boa. Além dele, Júlio cita também Juan d'Arienzo, considerado “o rei do compasso”, por ter tangos de marcação forte. É um dos compositores de tangos que os milongueiros argentinos mais gostam de dançar, por ter tangos de marcação bem clara e definida. Veja baixo uma apresentação de tango com a música “La tupungatina” de Pugliese, olha que lindeza!


Após esse primeiro contato, o professor indica também ouvir Astor Piazzolla, mais recente que Pugliese, esse compositor tinha um estilo próprio que variava muito entre o tango mais melódico e mais cadencial, misturando ainda outros ritmos. Ousou mais na melodia e quebrou regras, tanto que não foi bem aceito pelos milongueiros, pois segundo eles era um tango que “não se podia bailar”.  Só quando voltou de uma turnê fora da argentina que foi mais aceito pela comunidade artística dos hermanos. Veja abaixo o vídeo da composição Libertango de Piazzola dançada por um casal no estilo tango de escenario.


Atualmente têm-se também o tango moderno, conhecido como tango eletrônico e neotango. Eles são muito bons para coreografias, para o tango de escenario, por serem mais marcados e também atraírem mais os jovens. Veja abaixo um vídeo de dança de uma música do Gotan Project.


Como dançar tango com musicalidade? 


Eu sempre digo nas minhas aulas que, aprender e executar passo é “fácil”. O difícil, e o que eu considero uma dança mais madura e bonita, é executar os movimentos na música, sentindo e expressando o que a música lhe passa, desenvolvendo o que chamamos de musicalidade (se quiser entender mais sobre esse conceito, fiz um post sobre esse conceito com os professores do Pé Descalço de BH, leia aqui). 

Portanto, assim como acontece nas outras danças, o tango também tem que ser dançado sentindo a música. Mas como a música não é comum para nós, então, o desafio é ouvi-la e conhecê-la melhor para poder treinar os ouvidos e depois o corpo, adequando os movimentos aprendidos com o tempo e as nuances da música. 

Esse estudo é tão profundo no tango, que atualmente existem seminários de tango específicos sobre certos compositores. Os professores estudam a fundo alguns compositores para tentar entender como se dançar cada um. No Manchester Tango, o professor Júlio dará o seminário “Como bailar estilo Osvaldo Pugliese e estilo Juan D´Arienzo – nível iniciado e avançado”.

Manchester Tango em Juiz de Fora


Tenho certeza que se você chegou até aqui neste post, não só os pezinhos estão coçando para aprender tango, mas o ouvido pedindo para escutar também. Então, aproveite para mergulhar nesse mundo e participe do Manchester Tango Juiz de Fora, nos dias 26, 27 e 28 de maio. Além de workshops e seminários de tango, de todos os níveis, do iniciante ao avançado, resgaste histórico sobre o tango na cidade e apresentações de dança de salão, terá também performance musical de tango ao vivo, com a cantora Celeste Gomes. Veja abaixo uma palinha da cantora no vídeo do evento:


Mais informações neste post aqui , na página do evento no Facebook ou diretamente com o professor Júlio Cezar Franco pelo telefone (32) 99194-7089.

E bora dançar ouvindo a música pelos ouvidos, sentindo na alma e expressando no corpo! \o

Tango em Juiz de Fora

Saiba mais sobre a dança tango em Juiz de Fora com o professor Júlio Cezar Franco


Ei pessoinhas dançantes do meu coração! Quem acompanha o Nos Passos da Dança no Facebook, Instagram e viu o último post aqui do blog, percebeu que estamos super envolvidos com o Manchester Tango, um evento de tango em Juiz de Fora. Eu já achava o tango lindíssimo, mas agora estou com os pezinhos coçando pra arriscar aprender e cada vez mais admirada. Por isso, resolvi entender mais sobre o tango e trazer aqui pra vocês.

tango em Juiz de Fora
Professor Júlio Cezar Franco e sua parceira, a professora, Fernanda Neves, dançando tango.

E ninguém melhor para me ajudar nesse aprendizado do que o professor Júlio Cezar Franco, organizador do Manchester Tango, professor de dança de salão na escola Balliamo Espaço de Dança e um dos professores especialistas em tango em Juiz de Fora. Tivemos um bate-papo muito bacana e ele me contou como começou a se envolver com o tango. Assim como muitos dançarinos de dança de salão, o tango já era uma dança que despertava nele grande fascínio. Mas foi na decisão de abrir a Balliamo, há 23 anos atrás, que ele percebeu que o tango poderia ser um diferencial da sua escola de dança de salão, visto que na época o tango era muito pouco trabalhado na cidade.

Júlio foi buscar mais aprendizado sobre tango no Rio de Janeiro e lá conheceu um casal de professores argentinos, a Alejandra González e o Marcelo Roldan, que o ajudou na promoção do tango em Juiz de Fora, ministrando, durante 6 meses, um curso de tango na cidade. Isso, somado ao aprimoramento do Júlio no tango, colocava a Balliamo no caminho de se tornar a referência que é atualmente em tango em Juiz de Fora. 

Mas o professor continua aprendendo e busca estar sempre atualizado, faz cursos em Buenos Aires e estuda cada vez mais a fundo o tango, como dança, como música e como cultura argentina. “Minha relação com o tango não é de passos, passos você aprende na internet. Minha relação é de profundidade. Eu sempre quis entender a alma do tango. O porquê dos fundamentos do tango”, diz Júlio.

Um pouco da origem do tango


Vou começar com aquela frase clichê sobre a origem de uma dança...”A origem do tango causa discussão entre os estudiosos e não é muito bem definida” haha.  Mas segundo o professor Júlio, o tango  nasceu da combinação de culturas europeias, africanas e latino-americanas. Mas a mistura final, que realmente criou o tango como o conhecemos hoje, nasce em uma atmosfera totalmente portenha, na bacia do Plata, em zonas boêmias argentinas como o bairro de La boca.

A dança tango - Características principais e diferenças das outras danças de salão


Como eu “sou da” dança de salão, sempre que estou aprendendo sobre um estilo, a primeira coisa que procuro entender é qual a característica principal dele e sua diferença para as outras danças de salão. E foi essa uma das perguntas que fiz para  Júlio, que me explicou que em termos de movimentos, assim como qualquer outro estilo de dança, o tango tem sim os mais característicos, como a caminhada, movimentos de pernas e pés, a linguagem corporal e o tempo. Mas para ele, há outras duas características diferenciais do tango.

1. A cultura do tango é muito diferente


Por não ser um ritmo originário do Brasil, a maioria das pessoas não tem o costume de ouvir tango no rádio, na rua ou em eventos, assim como acontece com o samba, o forró e até mesmo o bolero, que são ritmos musicais mais comuns, que fazem com que nossos ouvidos sejam mais acostumados com eles. O que, com certeza, facilita na hora de dançá-los. Segundo Júlio, esse é um dos desafios do tango, que o faz tão diferente dos demais. Por isso, é preciso estudá-lo e entendê-los mais como música e como cultura argentina. Tanto que a dica do professor para quem quer começar a dançar tango é: comece a ouvir muito tango! (opa, já estou criando minha playlist haha).

2. O abraço do tango


Eu sempre digo que a dança de salão é caracterizada pelo abraço. Mas no tango o abraço é diferenciado, mais próximo, peito com peito, tronco todo colado (assim como acontece em alguns estilos de forró). A diferença é que no tango (especificamente no tango de pista), o abraço quase nunca se rompe e os quadris ficam separados, dando espaço para os movimentos de pernas. Júlio comenta que a postura do abraço no tango de pista se assemelha a um castelo de cartas, os dançarinos projetam o corpo um para cima um do outro, usando a gravidade e contrapeso, num encaixe que forma uma resistência. É dessa forma que o cavalheiro conduz a dama. Tudo começa no abraço, a condução do cavalheiro vem do tronco e a resposta da dama à condução é sentida também no tronco, utilizando o contrapeso para fazer a caminhada e os movimentos de perna.

Veja abaixo um vídeo que mostra de forma clara esse tipo de abraço no tango. Lembrando que esse tipo de abraço é o mais técnico e maduro, para quem já tem consciência e domínio do corpo e do estilo tango. Deve ser construído ao longo da dança.




Tango de pista e tango escenario: diferenças hermanas 


O professor Júlio Cezar também explica a diferença entre tango de pista e tango escenario. O primeiro é o tango real, que se dança nas milongas (bailes onde se dançam tango). Suas características principais são que, como é dançado em salões de baile, o abraço fechado do tango predomina praticamente durante toda a dança, quase nunca se rompe. E os movimentos são mais fechados e contidos, respeitando o espaço e os outros casais. É a dança do casal para o próprio casal.

Já o tango escenario é o tango de apresentação. No qual há o rompimento do abraço fechado, com movimentos totalmente abertos e alongados, onde se usa mais o espaço. É a dança do casal para os outros. O vídeo acima, apesar de ser uma apresentação, mostra claramente um tango de pista. Abaixo veja um vídeo de um tango estilo escenario.





Júlio ressalta muito a importância de se ensinar para os alunos nas aulas de tango sobre a diferença desses dois jeitos de se dançar tango, para que o aluno possa se adaptar ao ambiente que estiver e curtir a dança de acordo com a proposta da mesma. É isso o que ele ensina nas suas aulas de tango em Juiz de Fora.

Como dançar tango?


tango em Juiz de Fora
Professor Júlio Cezar Franco e sua parceira, a professora, Fernanda Neves, dançando tango.
Como estão intrinsecamente ligados, é preciso dançar sempre dando a devida importância para a música, senti-la e se envolver. Mas no tango, por ser tão diferente para nós, é preciso ir mais a fundo e estudar mesmo os compositores, para ver como expressar sua dança em diferentes músicas.

Esse estudo é tão profundo no tango, que atualmente existem seminários de tango específicos sobre certos compositores. Os professores estudam a fundo alguns compositores para tentar entender como se dançar cada um. No Manchester Tango, o professor Júlio dará o seminário “Como bailar estilo Osvaldo Pugliese e estilo Juan D´Arienzo – nível iniciado e avançado”.

Perguntinhas básicas sobre como dançar tango


Sabe aqueles perguntinhas báasicas que todo mundo faz sobre certo assunto...eu também fiz para professor.

O tango é difícil de aprender?


Não, a dificuldade é a mesma de qualquer dança (ritmo, movimentos, consciência corporal, domínio do corpo, condução etc). A diferença do tango, como citado acima, é mesmo a barreira cultural, por não estarmos acostumados com o ritmo musical, a dança intuitiva não acontece tanto como nos outros estilos de dança, o que dificulta no ritmo e no embalo. Mas nada como o treino do corpo e do ouvido não ajude.

É preciso saber outros ritmos para aprender tango?


Não! Assim como acontece em qualquer outro estilo de dança que se inicia, caso você já saiba outro ajuda sim, na consciência corporal, noções de comando, abraço, condução  etc. Mas você pode sim aprender a dançar começando pelo tango. Ele também vai te ajudar muito nas outras danças, caso faça o caminho inverso. Agora, mesmo quem já dança outros estilos, quando começa a dançar tango é diferente, descontrói, é outra linguagem.

Manchester Tango em Juiz de Fora

Manchester tango em Juiz de Fora evento de dança de salão

Tenho certeza que se você chegou até aqui neste post, os pezinhos já estão coçando para aprender ou aprimorar a dança tango haha. Então, aproveite para mergulhar nesse mundo e participe do Manchester Tango Juiz de Fora, nos dias 26, 27 e 28 de maio. Além de workshops e seminários de tango, de todos os níveis, do iniciante ao avançado, terá também performance musical de tango ao vivo, resgate histórico sobre o tango em Juiz de Fora, apresentações de tango e outras danças. 

Mais informações neste post aqui, na página do evento no Facebook ou diretamente com o professor Júlio Cezar Franco pelo telefone (32) 99194-7089.

E bora dançar, seja o estilo que for, a música que for! \o

Manchester Tango Juiz de Fora

Tango em Juiz de Fora: arte, cultura, história e muita dança em um só evento!


Quem aí não aprecia um belo tango, não se emociona e fica de queixo caído com essa dança?! Então chegou a oportunidade de passar 3 dias envolvidos com uma das danças mais lindas da dança de salão no Manchester Tango, um evento de tango em Juiz de Fora.

manchester tango juiz de fora evento de dança de salão juiz de fora tango

Nos dias 25, 26 e 27 de maio, Juiz de Fora vai ser palco de um evento de dança de salão diferenciado. O Manchester Tango Juiz de Fora, organizado pelo professor Julio Cezar Franco, da escola Balliamo Espaço de Dança, vem com a proposta de divulgar não só o tango como dança, mas também sua história e sua música, mostrando como a história do tango no Brasil tem várias páginas escritas na nossa cidade.

O evento terá workshops de tango de todos os níveis, do iniciante ao avançado; seminário teórico e prático com metodologias estudados em Buenos Aires (super atualizadas após última viagem em março deste ano!); milonga, palestra sobre a história do tango em Juiz de Fora; bailes de dança de salão (todos os ritmos) e apresentações de tango e danças de salão. Veja a programação completa mais abaixo neste post.

A ideia deste evento de tango surgiu anos após o encontro do professor Julio Cezar com a renomada professora de dança de salão, Maria Antonieta, no qual ela comenta sobre Juiz de Fora ter sido um polo de tango nos anos 40. Após pesquisas sobre a revelação, confirmou-se que a manchester mineira (como é conhecida Juiz de Fora) foi palco do desenvolvimento do tango, considerada até mesmo como a capital do tango na época. Entenda mais sobre a história do tango em Juiz de Fora e como essa descoberta desencadeou num evento de tango maravilhoso para nossa cidade, vendo o vídeo do evento a seguir:


Programação Manchester Tango Juiz de Fora



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Ficou na vontade de dançar tango, aprender ou simplesmente apreciar essa arte? Então entre na página do evento no Facebook ou diretamente em contato com o organizador do evento, professor Julio Cezar pelo telefone (32) 99194-7089.

O Manchester Tango Juiz de Foraterá também performance musical de tango ao vivo, com a cantora Celeste Gomes. Veja abaixo uma palinha da cantora no vídeo do evento:




Vamos apreciar a arte de dançar, afinal, dança é terapia para corpo, mente e alma! <3

Nos Passos da Dança: 1 ano de muita história, experiências e claro, muita dança


Ei pessoinhas dançantes,

Dei uma sumidinha daqui do site, né?!  Com essa vida corrida, acabamos focando muito no trabalho da nossa página no Facebook e no Instagram. Mas não esqueci desse espaço aqui não e já temos novos planos para o Nos Passos da Dança este ano \o

Mas o assunto hoje é muuuito maior que tudo isso: o projeto Nos Passos da Dança hoje faz 1 ANO DE VIDA! Uhuuul!!


Nos Passos da Dança


É aquele clichê de como passa rápido e a gente nem vê! Mas olhando toda a trajetória e lembrando do meu sonho de juntar minhas paixões – dança e comunicação –, hoje me sinto muito feliz e realizada com tudo que aconteceu e está acontecendo. Poder ajudar um pouquinho a promover a arte da dança é maravilhoso, mas muito desafiador. Só quem já mexeu o corpinho de alguma forma no ritmo da música sabe a sensação gostosa e libertadora que é dançar, seja o estilo que for, a música que for, sozinho ou acompanhado. E são esses sentimentos bons que a dança nos traz que eu busco mostrar e incentivar a cada dia essa arte e forma de expressão.

Hoje tenho muito a agradecer a todos que de todas as formas colaboraram para esse projeto dar certo. Aos professores de danças, dançarinos, alunos, amantes e admiradores dessa arte que me incentivam diariamente a continuar esse projeto. Obrigada a todos que estão ao meu redor diariamente ou pontualmente e me ajudaram de alguma forma: dando dicas, críticas, ideias e oportunidades! E muito obrigada aos 1837 seguidores do Facebook, 441 do Instagram, aos 4.318 visitantes do blog Nos Passos da Dança e a todos que já mandaram ao menos um pensamento positivo para tudo isso! <3

Nesse um ano, muita coisa aconteceu, minha visão mudou, se ampliou, eu cresci como blogueira, dançarina, professora (é! Agora eu também estou dando aula de dança rsrs), comunicadora e pessoa. Ampliei os horizontes, as parcerias, as ideias...ganhei um parceiro de dança, de vida e para o blog, o Ruan Senna, e com isso uma nova vertente para o projeto Nos Passos da Dança que são as produções audiovisuais. E agora estamos com mais caminhos a percorrer e muuuuitas ideias na cabeça!

Bom, para relembrar um poquinho de tudo de melhor que rolou Nos Passos da Dança nesses 365 dias, vou listar abaixo alguns dos projetos de mais repercussão: postagens daqui, do Facebook, cobertura de evento, vídeos, enfim, tudo de mais legal!

O sapato ideal para cada estilo de dança


Esse é o post mais acessado do blog até hoje. As dicas foram dadas numa entrevista com a professora de dança e proprietária de uma loja especializada em sapato de dança, a Carolina Granato. Eu sempre uso o link para dar dicas para as aluninhas que estão começando sobre qual tipo de sapato comprar!

Nos Passos da Dança


Um show de forró - Exame da vermelha Pé Descalço 2016


Taí outro post que bomba até hoje no Nos Passos da Dança. A cobertura que fiz, há um ano, sobre o exame da vermelha do Pé Descalço (minha escola de forró). Tem a explicação dos colares e muitos vídeos de forró legais. Vale a pena conferir! 
p.s: esse ano vai ter uma matéria super legal também sobre o evento de 2017. Aguardem!


Veja os outros vídeos no post, clicando aqui

6º Festival de forró Aldeia Velha – Um cantinho do paraíso


Essa foi a primeira cobertura de evento que fiz, ficou tão bonitinha e completa. Gerou muitos acessos e curtidores. Além de ter gerado também um namoro, um parceiro de dança, de vida e um novo integrante para o blog: foi nesse evento que eu e Ruan ficamos juntos! <3

Nos Passos da Dança


Cobertura audiovisual de eventos


Com a entrada do Ruan no blog e com sua experiência e criativo em produções audiovisuais, adquirimos também a Cacá (nossa câmera semiprofissional de foto e vídeo). Com isso, começamos a fazer a cobertura audiovisual dos eventos que participamos. Além de começar a oferecer o serviço de cobertura de eventos com produção de vídeos de divulgação do evento e cobertura ao vivo. Já foram eventos de forró de todos os porte e eventos de dança de salão. Abaixo o último que fizemos:


Compilei todos os nossos trabalhos numa playlist. Confiram clicando aqui.

Como dançar a dois – Dicas do que não fazer na dança em casal


Essa polêmica, que começou nesse post no Facebook do Nos Passos da Dança, foi bem interessante. Perguntei para os seguidores o que os incomodavam quando estavam dançando a dois, com as respostas e discussões criei um post com dias do que não fazer. Confira clicando aqui.

Nos Passos da Dança


TOP 5 dos vídeos mais vistos no Facebook do Nos Passos da Dança


Vídeo da apresentação dos professores do Pé Descalço em Juiz de Fora. Veja a publicação do Face aqui.



Dança do festival Pizêro Carioca do Eric Estrela e da chilena Pia. 

Veja a publicação do Face aqui.


Apresentação do professor de forró roots Hugo Silva e sua parceira Aline Souza. Veja a publicação do Face aqui.




Variações do movimento xique-xique de forró com os professores Felipe Júlio e Clarissa Vieira. Veja a publicação do Facebook aqui.




Manequim Challenge do Pé Descalço JF . Veja a publicação no Facebook aqui.




Além desses, tivemos também três matérias no blog com uma repercussão muito legal:



Matérias do Dia dos Namorados  com casais da dança: a primeira e a segunda.



É claro que teve muito mais coisas legais e a vontade é colocar tudo aqui! Rs Mas quem quiser lembrar mais é só dar aquela navegada pelo Facebook, Instagram e Youtube do Nos Passos da Dança.

Espero que essa compilação tenha dado um gostinho de como foi esse ano, as coisas boas que rolaram e também criar a expectativa das coisas boas que com certeza estão por vir nos próximos anos, se Deus quiser. Obrigada mais uma vez a todos que nos acompanham e torcem pela gente!

Hoje estamos em viagem para o Exame do Pé Descalço em BH, nos sigam no Instagram (@nos_passos_da_dança) para acompanhar tudo que vai rolar nesse dia. E claro que vamos comemorar da melhor maneira...dançando muuuito!

Bolero: um caso de amor da dança de salão

Bolero Fest: romantismo, suavidade e paixão num só evento


Quem é apaixonado pela dança de salão normalmente suspira ao ver um casal dançando um lindo bolero. E foi cheios de suspiros e envolvidos num clima de muito romantismo que participamos do Bolero Fest, evento que ocorreu no dia 6 de novembro, no Círculo Militar, em Juiz de Fora. 

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O Bolero Fest foi organizado pelos professores Adriana Franco e Derly Jacob, da escola Arte em Movimento Danças de Salão. O evento contou com 10 horas de workshops e reuniu diversos professores de dança de salão de Juiz de Fora e de Petrópolis. Foi isso o que achei mais interessante: conseguir reunir em um só evento professores de escolas diferentes, o que é bem incomum na cidade (os eventos normalmente são feitos por cada escola e chamam só professores de fora, não há muito a participação das outras escolas). Essa diversidade de conhecimentos vindos dos melhores profissionais em um só evento foi espetacular. Por mais eventos assim!

Já postamos várias fotos e vídeos do evento lá no Facebook do Nos Passos da Dança e também no nosso canal no Youtube.

O Bolero Fest também teve um baile especial, no qual os professores do workshop se reuniram para uma grande ronda de bolero. Foi lindo demais ver todos aqueles profissionais competentes e dançarinos maravilhosos juntos. Foi uma apresentação emocionante, vejam:


POR QUE O BOLERO É UMA DAS PRIMEIRAS DANÇAS QUE SE APRENDE NA DANÇA DE SALÃO?


O que mais ouvimos nas nossas entrevistas é que o bolero é uma dança muito boa para os iniciantes. De acordo os professores do evento, além de ser uma das danças mais antigas e tradicionais da dança de salão, o bolero pode ser utilizado como ferramenta de aprendizado para os iniciantes, pois ajuda muito na assimilação de conceitos básicos e primordiais da dança de salão como: postura, equilíbrio, condução, ritmo e relação inter casal. Os alunos que aprendem o bolero conseguem captar melhor a essência da dança de salão.

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A professora Natália Paletta, da escola Balladines, comenta que pelo bolero ser uma dança mais lenta, você tem mais tempo pra pensar na execução dos passos e com isso disciplina seu corpo para as outras danças. Pra depois pensar mais rápido quando for dançar ritmos mais ágeis.  O professor Júlio Franco, da escola Balliamo, acrescenta ainda que o bolero ajuda muito na questão postural, pois é uma dança que pede uma postura mais ereta e firme, o que ajuda também nas outras danças.

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MOVIMENTOS E CONCEITO BÁSICOS (E SUAS EVOLUÇÕES) DO BOLERO


Por ter alunos já envolvidos com a dança de salão e que já tinham contato com o bolero, os workshops foram bem voltados para o aprimoramento da dança, sempre passando conceitos e técnicas com o intuito de dar algo a mais do que os alunos aprendem nas aulas do dia a dia.


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POSTURA E ABRAÇO


O professor Júlio Franco falou sobre a importância da postura no bolero, que é mais elegante, ereta e firme, por ser uma dança mais clássica e tradicional. Porém, ressaltou a importância de se distinguir a postura formal – essa mais técnica, quando se está dançando com pessoas até então desconhecidas; da postura informal – mais relaxada, sem deixar de ser elegante, quando se está dançando com um par mais conhecido. “No caso do bolero você tenta passar a mensagem de uma alma suave e romântica, a postura tem que ser condizente”, comenta o professor.

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CONDUÇÃO 


Os professores Jailton Justino, da escola Scenarium e Pedrinho Alves, da Academia de Dança Pedrinho Alves, abordaram o conceito da condução de uma forma muito diferente e bonita. Para eles, a condução começa quando o cavalheiro avista a dama no salão, estende a mão, a convida pra dançar, abraça, se posiciona para começar a dança. Para eles, tudo começa ali. “Isso pra mim é condução: corpo com corpo, pele e energia. Toda preparação antes da dança em si, já é a condução”, comenta Jailton.

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TROCADILHO, LEQUE E SUAS VARIAÇÕES


O professor Júlio Franco, trabalhou também com o trocadilho, passo clássico do bolero. Mas passou questões técnicas, como o movimento do quadril, que ajudam a deixar o passo com mais desenvoltura. Os professores Elis Pires e Anísio Basílio, da escola Espaço Arte Cultural Pires Basílio, trabalharam o leque e suas variações, com movimentos de efeitos diferentes no leque tradicional.

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TEMPO, CONTRATEMPO E TEMPO LISO


Os professores Maximilliam Santos e Renata, da escola Balliamo, exploraram os conceitos de tempo, contratempo e tempo liso. A ideia é trabalhar um mesmo passo em tempos diferentes, usando a mesma música, porém fazendo com a sua dança fique mais criativa saindo da rotina de 123. “Não que iremos deixar de usar o 123, mas, com isso, o cavalheiro e a dama passam a ter mais possibilidades e recursos para poder usar em suas danças”, comenta Max.



CONCEITOS MAIS COMPLEXOS NO BOLERO 


Outros professores exploraram conceitos mais complexos na dança bolero, como a questão do sentimento na dança, que os professores Pablo Silva e Silvana Marques, da escola Estação Cultural, abordaram, destacando a importância de se dançar sentindo a música e tentando expressá-la, sem ficar preso aos movimentos e figuras convencionados. “Somos muito levados pelo desejo de dançar, de fazer figuras e gestos técnicos. Ás vezes, a pessoa até tem repertório, mas não sente a dança, não coloca sentimento, e aí fica uma dança sem expressão ou com a expressão vazia”, explica Pablo. 

O professor petropolitano Pedrinho Alves, explorou os conceitos de equilíbrio, tempo de música e expressão corporal, mostrando como os cavalheiros podem se dedicar a movimentos mais suaves e equilibrados e, com isso, enxergar saídas diferentes das tradicionais. 


Também de Petrópolis, o professor Leandro Marques, do A2 Studio de Arte e Dança, trouxe movimentos mais elaborados para o salão.  A ideia é mostrar movimentos para “as pessoas não ficarem no meio do salão sem conseguirem sair do lugar e se movimentar direito. Para que os casais comecem a circular o salão dançando, de forma simples, mais dinâmica.”, explica Leandro.

BOLERO ESTILIZADO


Mesmo a dança de salão tendo se popularizado mais nos últimos anos, ainda temos alguns estereótipos vigentes na cabeça de alguns, como o de que “bolero é coisa de gente velha”. Provavelmente por ser uma dança antiga, tradicional e realmente muito dançada por pessoas mais velhas (pois eram da época delas), ocorre essa ligação direta. Mas cada vez mais vemos jovens dançando o bolero também. 

Porém, diante desse estereótipo ainda corrente e da percepção por parte de grandes profissionais da dança de salão que o bolero estava se perdendo um pouco, surgiu-se há poucos anos uma proposta mais moderna e atual para o bolero, que se caracterizou como bolero estilizado ou bolero moderno. 

No Bolero Fest tivemos um workshop só de bolero estilizado com os professores Marcelo Santos e Mariana Eveling, da Academia Marcelo Santos. Marcelo explica que a proposta do bolero estilizado não é só conceitual, para agradar os jovens, mas para inovar mesmo a dança para todos os públicos. “O bolero estilizado é uma reformulação do bolero tradicional para o contemporâneo. Não é uma modificação radical, mantém as raízes, a movimentação básica, só se adapta à atualidade”, explica Marcelo.


O bolero estilizado tem inovação tanto na música, aproveitando e utilizando músicas mais contemporâneas (por isso a aceitação maior dos jovens), quanto na técnica, com conceitos de mais movimentação e dinâmica entre o casal e do casal no salão (no bolero tradicional acaba que a dama aparece e se movimenta mais).

E para finalizar essa matéria linda e cheia de amor, compilamos tudo que vivemos nesse dia romântico num vídeo sobre o evento. Espero que consigam sentir a energia boa que rolou no Bolero Fest, que babem com as danças lindas que tivemos, que os participantes morram de saudade e que todos fiquem com muita vontade de ir no próximo!







4º Aldeia Roots: amigos, dança, natureza e muito forró


Saiba como foi um dos meus melhores festivais de forró. E veja também nossa primeira cobertura de evento

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O Aldeia Roots acontece em Aldeia Velha, distrito de Silva Jardim, Rio de Janeiro.
Depois de muita ansiedade para chegar os dias 7, 8 e 9 de outubro para o 4º Aldeia Roots, finalmente eu e Ruan voltamos ao lugar e no mesmo contexto no qual nos apaixonamos dançando forró. Depois de quase 5 meses desde a primeira vez em que estive lá, no Festival de Forró de Aldeia Velha (leia mais neste post aqui), hoje eu já considero Aldeia Velha minha casa, com minha nova família, meus amigos e meu cantinho aconchegante, e acho que foi isso que fez o Aldeia Roots ser um dos melhores festivais de forró pé-de-serra que já fui. 

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Eu e Ruan Senna, meu namorado. Nos conhecemos no Festival de Forró de Aldeia Velha, em maio.
Mas acho que essa vibe não é só minha, todos que frequentam Aldeia Velha ou mesmo os que vão só às vezes, e até os que foram pela primeira vez, sentem que há algo diferente naquele lugar. A cidade pequena, as pessoas simpáticas e acolhedoras, a natureza, tudo faz com que o forró fique muito mais gostoso ali. Mas claro que a estrutura do evento e, principalmente, a programação dos shows contou muito para o Aldeia Roots ter sido sensacional. Além disso, a galera que compareceu era totalmente da paz, querendo curtir o forró, dançar e se divertir. Foi mesmo FODA!

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Amigos doforró se encontrando no Aldeia Roots.
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Muita alegria e diversão no festival de forró pé-de-serra Aldeia Roots, em Aldeia Velha.
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Muita dança e forró do bom na 4ª edição do Aldeia Roots.
Eu e Ruan conseguimos curtir demais nosso festival de forró, mas também trabalhamos bastante. Ficamos revezando entre filmar e tirar foto, e dançar também, é claro! Espero que vocês tenham acompanhado e gostado da cobertura que tentei (pois a internet lá não pega no local do evento, só na casa do Ruan) fazer pelas redes sociais do Nos Passos da Dança, no Instagram e Facebook. Veja mais fotos da galera no Aldeia Roots lá no Facebook.

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Local do Aldeia Roots em Aldeia Velha. Estrutura espaçosa e envolta de natureza.
Na sexta-feira, dia 7 de outubro, a atração principal do Aldeia Roots foi o Trio Chamego Nordestino (RJ), que animou a galera e fez o salão encher já no primeiro dia de festival.


O que eu adoro nos festivais é poder ficar no local do evento, curtindo também durante o dia, interagindo com a galera no camping e com a natureza. Os festivais de forró assim possibilitam essa troca de ideia, cultura e novas amizades, é o que faz a gente se apaixonar cada dia mais pelo forró pé-de-serra.

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Camping do 4º Aldeia Roots. Foram 3 dias com o clima bem gostoso, calor de dia e friozinho a noite.


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Os shows de forró no sábado começaram no final da tarde com Trio Lamparão (RJ) e Trio Estopim (RJ).


A DANÇA NO FESTIVAL


Uma coisa que me chamou atenção nesse festival foi o nível de dança da galera. Em festivais de forró, há sempre uma turma que vai mais pra curtir o evento e os shows do que dançar. Eu sou fominha de dança e se deixar não paro um minuto. Mas nem sempre a galera sabe tanto de dança, as vezes é mais uma curtição, uma improvisação. Mas nesse Aldeia Roots a galera tava dançando muito e bem. Fiquei de cara com as danças que vi. Pessoal tava dançando muito e dando verdadeiros shows de dança. O estilo é bem roots, o que é bem comum nesses festivais de forró pé-de-serra. Eu já to acostumada, desde Itaúnas que vejo esse estilo de dança e fico cada vez mais encantada querendo aprender.



Veja mais vídeos das danças no Aldeia Roots no Canal do Nos Passos da Dança no Youtube.

SHOWS DE FORRÓ DO ALDEIA ROOTS


Daí, você está em casa tomando banho e se arrumando pra voltar pro forró e de repente quem aparece pra tomar um café? Trio Dona Zefa! Haha (só pra vocês entenderem: o cunhado do Ruan é organizador do Festival). Ó trio gente boa, viu? Os três são muito simpáticos e inteligentes. Claro que aproveitei pra tietar, né?! haha

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No sábado a noite teve show de Os Cangaceiros (BA), Trio Dona Zefa (SP), Trio Xamego (SP), Trio Nordestino (BA) e Severo Gomes (RN).

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FORRÓ ATÉ O DIA CLAREAR


Dizem que sempre deixam o melhor por último né?! Seguiram essa filosofia no 4º Aldeia Roots e os dois últimos shows foram simplesmente sensacionais. A banda Raízes do Sertão (DF) tocou até o dia clarear com uma animação contagiante, não tinha como ficar parado. 




As versões que eles fazem dos clássicos do forró pé-de-serra e a presença de palco deles são maravilhosas. Olha a versão deles da música Festa, que demais.


Depois do show do Raízes ir até o sol ficar a pino e a galera achar que não aguentava mais, entra o Bastião (SP) quebrando tudo no palco e fazendo um dos melhores shows de forró que já vi. Eles também fazem versões incríveis de clássicos do forró e da MPB, além de terem músicas próprias maravilhosas.


Alguns amigos meus, e aposto que alguns seus também, perguntam sempre por que eu gosto tanto de forró, por que viajo tanto pra ir atrás do forró, por que “perco” noites, fins de semana e feriados no forró ou na dança. Espero que esse post responda algumas dessas perguntas. Por que não há nada igual ao forró mesmo.

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Fechamento lindo do 4º Aldeia Roots com Estopim. Foi sensacional esse show!
A primeira cobertura do blog num festival de forró também foi uma experiência incrível, aprendemos muito, passamos alguns apertos, trabalhamos bastante, conhecemos pessoas incríveis e fizemos muitas amizades. Acompanha no Facebook do Nos Passos da Dança mais fotos e vídeos do 4º Aldeia Roots.