Como dançar a dois – Dicas do que não fazer na dança em casal

Xaveco sem reciprocidade, mão boba, pesar o corpo do outro, suor, odores desagradáveis, são atitudes que podem atrapalhar a dança.


Outro dia, sem querer, levantei uma polêmica no grupo do WhatsApp da minha escola de forró sobre o que não é legal na dança a dois. Fazendo da crise uma oportunidade, criei um post na página do Facebook do blog perguntando às pessoas o que as incomodavam ou as deixavam constrangidas na dança a dois. O post deu super certo (veja aqui a repercussão) e também no privado recebi ótimas contribuições. Então resolvi compilar, analisar todas as respostas e listei as principais atitudes que as pessoas mais se incomodam quando estão dançando com um parceiro.

Como dançar a dois  – Dicas do que não fazer na dança em casal
Atitudes incômodas e constrangedoras do parceiro pode atrapalhar toda a magia da dança. Foto: montagem com foto de Lucas Lucco e Mariana Guedes no programa Dança dos famosos da Rede Globo.

É importante lembrar que não existem regras estabelecidas nas danças a dois (danças de salão em geral). O mais importante e gostoso na dança é sentir a música, o parceiro, entrar em sintonia com o corpo do outro e desfrutar daquele momento mágico que é a dança. Porém, exatamente por ser a dois - ou seja, existe ali outra pessoa com você na dança-, é preciso estar atento com as suas atitudes e ações.

ATITUDES INCÔMODAS E CONSTRANGEDORAS NA DANÇA A DOIS

Veja as principais atitudes incômodas e constrangedoras dos parceiros na dança e saiba como evitar cometer essas gafes.

ESTAR COM ODORES DESAGRADÁVEIS

Esse foi o motivo mais citado como o mais desagradável na dança. A dança a dois é muito colada, então é quase inevitável não sentir certos odores vindo do corpo do parceiro, como mau hálito e cêcê.

Dicas de como evitar: é inevitável suar na dança, principalmente em danças mais rápidas e quando você dança por muito tempo. Mas veja as dicas de como evitar esses odores desagradáveis:
  • Tome sempre um banho completo e passe um bom desodorante ou antitranspirante antes de ir para o baile. Se você sua demais, leve o desodorante na bolsa para reforçar durante a noite.
  • Escolha roupas leves que não te fazem transpirar tanto. Mas se suar muito e molhar a camisa de suor, leve outra para trocar quando começar a incomodar.
  • Quando o suor começar a pingar, vá até o banheiro e lave o rosto. Você pode também levar uma toalhinha pequena para secar o rosto nas pausas das danças.
  • Beba sempre muita água para hidratar o corpo, isso ajuda também no hálito. Tenha sempre uma balinha no bolso.

ASSEDIAR O PARCEIRO

Essa é uma reclamação constante, principalmente das mulheres, embora também tenham homens que sofrem com isso. A “roeção”, como no forró chamamos o chamego na hora da dança, se for demasiada e não for recíproca incomoda e atrapalha. O assédio acontece de várias formas na hora da dança: quando o parceiro começa a passar a mão no corpo do outro, cola e esfrega muito o corpo no do outro, fica cheirando o cangote, cola o rosto e fica procurando a boca para tentar beijar. De forma geral, forçar uma intimidade que não foi dada, é ser invasivo e inconveniente.

Como dançar a dois  – Dicas do que não fazer na dança em casal
Atitudes incômodas e constrangedoras do parceiro pode atrapalhar toda a magia da dança. Foto: montagem com foto de Marcus Lobo e Mariana Guedes no programa Dança dos famosos da Rede Globo.

Dicas de como evitar: como a dança a dois aproxima muito o corpo dos parceiros e o contato é realmente muito próximo - principalmente as mais coladas e naturalmente sensuais como zouk, batchata, kizomba e forró-,  é comum o parceiro confundir as coisas, mas para não ser inconveniente veja as dicas:
  • Tenha bom senso e respeito: nem todo mundo gosta de dançar muito colado ou de forma sensual. A entrega na dança acontece de diferentes formas. Procure perceber como o outro se sente mais a vontade e dance não só conforme a música, mas conforme o seu parceiro.
  • Cuidado no xaveco: se você achar que está rolando um clima, antes de tomar qualquer atitude com mais intimidade, perceba se o outro realmente está aberto e disposto a isso ou se você pode estar confundindo. Converse primeiro, tente conhecer um pouco mais a pessoa. Comece com um olhar, um sorriso, para depois ir mais além. Sutileza e delicadeza deixam o flerte muito mais gostoso e mostra´m respeito.


MACHUCAR O PARCEIRO

A dança é pra ser confortável e gostosa. Tanto cavalheiros como damas me reclamaram principalmente de: pesar o braço no ombro do parceiro; deitar o rosto no do outro, colocando peso; apertar demais a cintura ou as costas do parceiro; dobrar o braço ou puxá-lo com força na hora da dança, principalmente nos giros. Tudo isso causa realmente dor e incômodo, ao invés de sair da dança feliz você sai dolorido.

Dicas de como evitar: 
  • Esteja sempre atento ao seu corpo e seu peso: na dança a dois cada um tem seu eixo e os dois juntos formam também o eixo da dança, é importante respeitar esse limite e estar atento ao seu corpo, perceba se você não está pesando demais o seu corpo no do outro com seu braço ou cabeça.
  • Não use a força: energia e força são coisas diferentes. Você pode e deve colocar determinada energia na sua dança, para deslocar ou girar, mas tome cuidado para não exceder e acabar usando a força e machucando sem querer. É horrível quando o outro te puxa forte ou então não controla o próprio corpo e acaba se pendurando em você.

Além desses 3 principais motivos mais comentados, ainda surgiram outros muito pertinentes:

  • Parceiros espaçosas: o salão está lotado e a pessoa quer dançar de forma espaçosa e acaba esbarrando em todo mundo, as vezes até machucando o parceiro ou os outros. Dance na sua e preste atenção no espaço que tem para fazer certos movimentos. O salão é de todos.
  • Pessoas que ficam paradas no meio do salão sem dançar: se não está dançando, saia da pista. Quer ver o show, vá pra frente do palco curtir. O salão é pra dançar.
  • Parceiros que dançam juntos, mas sozinhos: é aquele parceiro que está dançando com você, mas está em outro mundo, dançando pra se mostrar ou então dançando a dança dele, no estilo dele, sem se preocupar em tentar encaixar a sua dança e corpo com o do seu parceiro ou com a música.
  • Parceiro que não olha no olho: eu sei que muitos têm vergonha, mas a dança é a dois, portanto, preste atenção no seu parceiro e dê atenção para ele. Não dance olhando para o lado ou para o chão.
  • Roupas e acessórios que atrapalham a dança: roupas com muitos fios, buracos, apetrechos que atrapalham a dança. Bolsas e acessórios que esbarram no parceiro. Coisas nos bolsos das bermudas dos homens que chegam até a machucar nossas pernas. 
  • Parceiros bêbados: não dá pra dançar bêbado, perde-se o equilíbrio e atrapalha o parceiro. Se tá a fim de encher a cara, não vá dançar, fica de boa curtindo o som. Se beber, não dance.
E aí, concordam com as atitudes constrangedoras que listei? Tem mais alguma que poderia acrescentar? Coloque aqui nos comentários. É hora de falar e expor o que te incomoda, só assim as pessoas vão saber o que melhorar na dança, afinal, o que todos querem mesmo é dançar de forma confortável e gostosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário