5º Festival Nacional de Danças de Salão em Juiz de Fora


Espaço Arte Cultural Pires Basílio promove workshops de danças de salão em Juiz de Fora

Festival de dança de salão Juiz de Fora escola de dança
5º Festival de Danças de Salão de Juiz de Fora.

Nesse final de semana, Juiz de Fora foi palco da quinta edição do Festival Nacional de Danças de Salão, organizado pela escola de dança de salão Espaço Arte Cultural Pires Basílio. O evento aconteceu no final de semana dos dias 26 a 28 de agosto e contou com workshops de samba, forró, bolero, zouk, bachata, salsa e técnicas e movimentos de dança com profissionais renomados, como Leandro Azevedo, do Espaço Leandro Azevedo e Paulo Soares, da Escola de Dança Centro Cultural Jaime Arôxa. Além de outros professores de escolas de dança de salão da região, sendo alguns deles campeões de outras edições do Festival.

Para tentar compilar um pouco do que vi no evento e passar a energia gostosa que é a dança de salão, o meu namorado lindo e agora editor oficial de vídeos do blog rs, Ruan Senna, fez um vídeo do Festival, vejam que legal:



Conversei com Elis Pires, professora do Espaço Arte Cultural Pires Basílio e organizadora do Festival, ela observou que recebem sempre muitas inscritos de fora da cidade, tanto de cidades vizinhas, quanto de outras regiões: "Esse ano recebemos turmas de inscritos de Araruama, Rio de Janeiro, Jundiaí. O Festival atrai sempre muitas pessoas de fora da cidade, muitos são nossos parceiros e amigos que fazemos quando viajamos para Congressos", comenta Elis.

No sábado de manhã, dia 27, eu acompanhei algumas aulas do Festival e adorei o espaço, os professores e a dedicação dos participantes. Logo cedo os anfitriões do Festival, ministraram o workshop de Musicalidade e Consciência Corporal. Os exercícios do curso eram bem interessantes, trabalhavam conceitos de auto-conhecimento do corpo e do corpo do parceiro, eles propuseram que os alunos tocassem no próprio corpo, trabalhassem em duplas fazendo montagem de poses um no outro, vendados, interpretassem a letra da música de forma teatral, além de trabalhos de ação e reação. Eu adorei a proposta, acho que muitas pessoas se sentem travadas na dança, pois não conhecem o próprio corpo, não têm controle sobre seus próprios movimentos e também não escutam a música. Além disso, os exercícios trabalhavam a interação com o parceiro, primordial na dança de salão.

Veja algumas fotos da aula de Consciência corporal e musicalidade.

Festival de dança de salão Juiz de Fora escola de dança
Workshop de Consciência corporal e musicalidade.
Festival de dança de salão Juiz de Fora escola de dança
Workshop de Consciência corporal e musicalidade.

Ainda no sábado acompanhei o workshop de bachata do casal Rômulo e Rafaela Nascimento, da escola de dança de salão PC e Edna, de São João Del Rei, Minas Gerais. A aula deles foi super divertida e cheia de molejo, aja quadril pra dançar bachata rs. Eles ensinaram os principais passos da base da bachata e todos terminarem a aula já dançando um pouco desse ritmo.

Festival de dança de salão Juiz de Fora escola de dança
Aula de bachata com Rômulo e Rafael Nascimento.
Veja mais fotos do evento lá no Facebook do blog Nos Passos da Dança.

A bachata é uma dança linda e com uma pegada muito sensual, eu adoro esses tipos de dança, românticas e sensual, tipo o zouk também. Veja o casal Rômulo e Rafael Nascimento dando uma palinha dessa dança maravilhosa, olha que arraso!



Como parte da programação do Festival, aconteceu também a Mostra de Dança competitiva e não competitiva de conjunto e casal, de diversos ritmos, escolas e profissionais.

Como todos já sabem, apesar de ser apaixonada por dança de forma geral, meu coração e meus pezinhos batem mais forte pela dança de salão. Acho linda a dança a dois, a interação entre os corpos, a condução dos movimentos e o envolvimento com a música. Que venham mais eventos de dança de salão em Juiz de Fora, precisamos de inciativas como essas para promover e incentivar cada vez mais a dança na nossa cidade!

Nenhum comentário:

Postar um comentário