Festival Nacional de Forró - FENFIT 2016 - Dunas de Itaúnas

Curta alguns vídeos do Festival Nacional de Forró de 2016, com shows de Mestrinho, Severo Gomes, Alceu Valença, Lucy Alves e muito mais.


festival-nacional-de-forró-2016-fenfit-dunas-de-itaúnas
Severo Gomes no Festival Nacional de Forró 2016 em Dunas de Itaúnas.

Quem acompanha as redes sociais do blog (para quem ainda não, aproveite e curte lá no Facebook e no Instagram), viu um pouco da minha ida para o Festival Nacional de Forró (FENFIT) 2016. Consegui postar um pouco de como estava sendo minha viagem em Dunas de Itaúnas e alguns shows que curti. Acabei dançando e curtindo mais do que filmando, confesso rs. Mas vai dar pra ter um pouco do gostinho de como é o paraíso alucinante.

Como já comentei aqui, eu já conhecia Dunas de Itaúnas, passei a virada do ano de 2015 para 2016 dançando forró por lá e fiquei apaixonada. Vejam os posts que fiz, um sobre a capital nacional do forró pé-de-serra e outro com dicas de viagem para Dunas de Itaúnas, como é a cidade, a estrutura, como chegar e alguns preços. 

Mas estava doida para ir no FENFIT, pois é o maior festival de forró pé-de-serra do mundo! E foi maravilhoso...a cidade, mais do que nunca, estava inspirando e expirando o forró. Eram pessoas do Brasil e do mundo inteiro, vários profissionais e artistas de todo o canto com muito talento e animação, os melhores trios e bandas de forró pé-de-serra do Brasil, todos reunidos para cantar e dançar forró. Era forró o dia inteiro, na padaria, na praia, na praça e nos bares. Vejam que delícia a famosa "padaria de Itaúnas"!



O Festival acontece no Bar do Forró, que é também o organizador do evento. As bandas se inscrevem meses antes e enviam o seu material para o evento, 23 delas são selecionadas para se apresentam durante os sete dias do Festival em Dunas de Itaúnas. Todo dia o FENFIT abre com um show de um trio, banda ou artista já conhecido e depois há o momento das bandas que estão participando participando da competição. Elas tocam durante cerca de meia hora e nesse momento apresentam uma música de sua autoria que está concorrendo ao Festival. As bandas e trios são julgados por um juri técnico que avalia quesitos como letra, música, apresentação de palco, originalidade e interpretação. A competição tem várias etapas de classificação e eliminação, no último dia do Festival são revelados os vencedores, classificados de 1º a 4º lugar e também alguns destaques e revelações (tipo o Oscar do forró pé-de-serra rs). Veja a lista dos vencedores e destaques do FENFIT 2016.

Veja o vídeo do primeiro e segundo lugar do Festival Nacional de Forró 2016:

FUÁ DE LATADA



TRIO STOPIM



O Festival tem o objetivo de incentivar a produção, inovação e renovação musical do forró pé-de-serra, ajudando na divulgação dos artistas e promovendo um intercambio musical e cultural sensacional, de diferentes gerações e regiões do Brasil e do mundo. Mas além da competição, têm também os shows de bandas, trios e artistas já consagrados no Brasil, muitos inclusive que começaram em Itaúnas ou já tiveram parte de sua história pela cidade. Fiz alguns vídeos de show sensacionais que vi, confiram:

ALCEU VALENÇA



MESTRINHO




SEVERO GOMES



LUCY ALVES




Vejam mais vídeos do FENFIT 2016, de forró e de dança lá no canal do blog no Youtube. Espero que tenha dado pra dar um gostinho do que é esse grande e maravilhoso Festival, a energia incrível que paira em Itaúnas nessa época e a emoção que é participar de um evento desse! Quem participou deste ou de outros FENFITs deixe aqui nos comentários o seu depoimento, quem ainda não foi e tem alguma dúvida pode deixar também.



Nenhum comentário:

Postar um comentário