Dunas de Itaúnas: a capital do forró pé de serra

Viagem, natureza e forró: tudo junto e misturado em Dunas de Itaúnas


Quem me conhece sabe que duas das minhas principais paixões na vida são: dança e viagem. Portanto, unir essas duas coisas é simplesmente SEN-SA-CI-O-NAL! E foi o que eu consegui no meu Réveillon: viajei mais de 20 horas até Dunas de Itaúnas, a capital do forró pé-de-serra. E valeu a pena demais, confere só!
Dunas de Itaúnas, forró pé-de-serra
Forró na praia de Dunas de Itaúnas.Créditos: Ramon Lino.
Itaúnas ou Dunas de Itaúnas é uma pequena vila ao norte do Espírito Santo, quase divisa com a Bahia e pertence ao município de Conceição da Barra, ficando a 25 km deste e a 270 km de Vitória, capital do estado.

Demorei tanto na viagem, pois fui numa excursão que saía de Barbacena e passava em Belo Horizonte para pegar mais pessoas e de lá até Itaúnas. Como sou de Juiz de Fora, ainda tive mais esse trecho para percorrer até pegar o ônibus. A excursão era de pessoas que, assim como eu, ou talvez até mais, são loucas pela dança e, principalmente, pelo forró. Formamos no final uma turma boa de 26 pessoas de diferentes lugares, idades e experiências de dança. E essa troca foi realmente incrível, nos divertimos muito e só por essa turma já valeria a viagem toda. (Fica aqui meu agradecimento e homenagem à turma do Forró da Linguiça ou do Kuduro, como preferirem! rsrs).
Dunas de Itaúnas, forró pé-de-serra
Excursão para Réveillon em Dunas de Itaúnas, 2015. Créditos: Lili Melo.

A viagem foi bem demorada e cansativa, mas...quem disse que chegar ao paraíso seria fácil? Todo o perrengue compensa quando você chega a Itaúnas e escuta o tilintar de um triângulo ou o choro de uma sanfona.

A cidade é daquelas típicas de interior, porém no litoral. Poucas e estreitas ruas de chão de terra, casinhas pequenas e simples, uma praça, uma igreja, um rio e, separando a vila da praia, as famosas dunas de até 30 metros de altura. O mar é, assim como qualquer mar do mundo, lindo de se ver, com aquela água quentinha típica de quem vai subindo pro nordeste do Brasil.
Dunas de Itaúnas, forró pé-de-serra, dunas de Itaúnas praia
Praia de Dunas de Itaúnas.Créditos: Jéssica Couri.

Na cidade, além dos nativos, que são pessoas super simples e trabalhadoras, que te atendem com muita boa vontade, você encontra um monte de forrozeiro de tudo quanto é canto do Brasil e do mundo (sim, de todo lugar do mundo pra dançar forró: Polônia, Alemanha, Suíça, França, Itália, EUA, Japão; são os que eu conheci ou ouvi falar enquanto estive lá).

A rotina então é essa: acorda (quando se dorme) e desde manhã já tem forró, seja na padaria ou em casa; você vai pra praia e tá tocando forró; na beira do rio, na praça, ta tocando forró, a cidade realmente vive e respira o forró dia e noite. E onde se reúne duas ou três pessoas com triângulo, sanfona e zabumba, envolta estarão pelo menos mais duas dançando um forró.
Dunas de Itaúnas, forró pé-de-serra
Forrozeiros em Dunas de Itaúnas. Réveillon 2015. Créditos: Aguenor Timoteu.
                               
Esse intercâmbio de experiências, conhecimentos, passos, suor, sorrisos e cultura é o que vale a pena numa viagem e também na dança. E foi assim que Itaúnas virou a capital do forró pé-de-serra. De acordo com minha pesquisa, na década de 80 algumas pessoas começaram a viajar pra Itaúnas pra curtir as belezas naturais e descobriram que os nativos faziam um forró bacana. Com isso, os turistas - principalmente os paulistas - que gostavam de forró e também de um lugar tranquilo com praia, começaram viajar sempre pra Itaúnas e a assim levar mais forrozeiros, disseminando o movimento do forró pé-de-serra de Itaúnas.

Hoje, além de receber turistas do Brasil e do mundo todo, Itaúnas realiza o FENFIT - Festival Nacional de Forró de Itaúnas, desde 2001, que acontece todo ano em julho. O Festival foi e continua sendo palco para a revelação de grupos como Chama Chuva, Falamansa, Rastapé, Trio Virgulino, Trio Nordestino, Trio Juazeiro, Trio Sabiá e muitos outros grandes artistas da cena do forró pé-de-serra.

LOCAIS ESPECÍFICOS PARA DANÇAR EM ITAÚNAS


Bom, como já perceberam, em Itaúnas você pode dançar em qualquer lugar, mas tem alguns lugares principais que os forrozeiros reúnem para tocar e dançar forró:

A Padaria – famosa por reunir a galera durante o dia para tocar e dançar forró. Qualquer um que souber tocar algo pode ir pro meio da padaria (que na verdade é tipo um bar) e começar a tocar. Logo a galera vai se reunindo em volta, dançando, bebendo e se divertindo muito.
Dunas de Itaúnas, forró pé-de-serra
A famosa padaria de Itaúnas. Forrozeiros o dia inteiro tocando e dançando forró.
Crédito: Jéssica Couri.
Café Brasil – é um espaço para shows que normalmente tem as matinês de forró. Na época que eu fui começava às 17h. Alguns dias tinham aulas de forró e mais tarde vários shows bacanas que iam até às 23h mais ou menos. Era tipo o refúgio quando o som da padaria acabava e um esquenta para os shows da noite.
Dunas de Itaúnas, forró pé-de-serra, café brasil Itaunas
Bar e espaço para show Café Brasil em Dunas do Itaúnas. Créditos: Jéssica Couri,
Buraco do Tatu – é uma das duas principais casas de shows de Itaúnas. É um espaço bem grande para apresentações. Eles promovem shows muito bons e fica sempre aquela disputa entre Buraco do Tatu e Bar do Forró, qual vai ser essa noite?! rs
Dunas de Itaúnas, forró pé-de-serra, Buraco do Tatu Dunas de Itaúnas
Buraco do Tatu, casa de shows em Dunas do Itaúnas. Créditos: Jéssica Couri,
O Bar Forró – É a outra casa de show de Itaúnas. Criado em 1989 eles faziam os bailes de forró de antigamente. Tem uma estrutura bem bacana, mais moderna e estilo mais balada mesmo. Eu achei bem melhor o clima de lá e também o chão. Os shows também estavam melhores e eu curti lá quase todos os dias que fiquei em Itaúnas.

Dunas de Itaúnas, forró pé-de-serra, Bar do forró Dunas de Itaúnas
O Bar do Forró, casa de show de Dunas do Itaúnas. Créditos: Jéssica Couri.

OS SHOWS


Falando em shows, nem precisa dizer que a programação do Reveillon estava demais. É em Itaúnas que você vai ver os melhores shows de forró pé-de-serra. Para eu e meus amigos que somos de Juiz de Fora e, infelizmente, não temos muitos shows por aqui, os daquela semana foram sensacionais. Teve show do Chama Chuva, Dona Zefa, Mestrinho, Mariana Melo, Severo Gomes, Trio Virgulino, Trio Nordestino, Trio Juazeiro e muitos outros sensacionais.       

                                      

INGRESSOS


Muitos disseram que os ingressos no dia e na hora iam ficar caros e era melhor comprar com antecedência para garantir. Bom, se você já conhece os lugares e os shows e quiser se programar, melhor comprar antes sim. Eu deixei pra comprar todos no dia e paguei entre R$20 e R$50 (o mais caro foi no dia 31/12). Achei justo pelos shows, pelo local e pela época.

Além do forró, Itaúnas também tem a estrutura turística, diferentes tipos de hospedagem, restaurantes, artesanato e passeios. Mas para não estender mais esse post, fiz outro falando mais da viagem em si, com dicas de como ir, lugar pra ficar, comer e também o preço de tudo isso. Veja aqui as dicas de viagem para Itaúnas.

O saldo final da viagem foi: muito forró, muitos novos amigos, muito conhecimento, muitas experiências diferentes de dança, muita saudade e muita vontade de voltar já! Quem adora um forró e um lugar “de boa” vá conhecer essa vila, você vai dançar até o pé doer e não poder mais, e ainda assim vai continuar dançando!


Dunas de Itaúnas, forró pé-de-serra
Foto linda que representa o amor das pessoas que vão em Itaúnas pelo forró.
Os pézinhos são da Izabelle Ferreira do blog Do Inferno ao Céu.
Créditos: Adriane Dornellas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário