6º Festival de Forró de Aldeia Velha – Um cantinho do paraíso

Saiba como foi 6ª edição do Festival de Forró de Aldeia Velha, a estrutura do evento, os shows, preços e um pouquinho de como é aquele paraíso. 


Olá forrozeiros e amantes da dança, só agora consegui parar e descansar para escrever sobre a viagem do feriado e o 6º Festival de Forró de Aldeia Velha. Afinal, foram 4 dias intensos de muito forró, deu pra cansar! Mas vamos lá para vocês saberem como foi essa viagem maravilhosa!

festival de forró de aldeia velha
6º Festival de Forró de Aldeia Velha. Créditos: Geziel Campos Moska.

TRANSPORTE


Fiz uma divulgação intensa do Festival aqui em Juiz de Fora e com isso consegui levar 4 carros com 13 pessoas para Aldeia Velha. Teve até gente vinda lá do Espírito Santo pra ir com a gente. (Esses meus amigos forrozeiros são animados mesmo!rs). Saímos de Juiz de Fora às 7h30, pegamos a BR040 passando por Matias Barbosa, Três Rios, Petrópolis, Magé e depois pegamos a BR101 sentido Rio Bonito, seguimos no sentido Casimiro de Abreu, mas a cidade é antes, você pega uma estrada de terra até Aldeia Velha. São 5 pedágios, dá em média R$50. Apesar de ser fim de semana de feriado, a estrada estava tranquila e não pegamos trânsito muito intenso e nem engarrafamento, chegamos lá tranquilamente às 11h.

festival de forró de aldeia velha
Galera de Juiz de Fora companheira de viagem para o Festival de Forró de Aldeia Velha.

HOSPEDAGEM


festival de forró de aldeia velha
Camping do 6º Festival de Forró de Aldeia Velha. Créditos: Geziel Campos Moska.
Algumas pessoas desse grupo preferiram ficar em pousadas no centro da cidade. Eu e mais 6 amigos acampamos. O camping era em frente ao local do Festival, o que foi ótimo para locomoção e conforto. O camping era bem arrumado, bem iluminado e perto de um riacho – que no verão deve ser uma delícia acordar e já se refrescar, mas no frio que estava, o bom mesmo era só dormir com o barulho da água. Ao lado do camping tinha o estacionamento

festival de forró de aldeia velha
Camping perto do riacho no Festival de Forró de Aldeia Velha. Créditos: Geziel Campos Moska.

Os chuveiros e banheiros (esse é um ponto que todo mundo que acampa sempre quer saber) ficavam em frente ao camping, no local dos shows. O banheiro era móvel, separado os de homens e mulheres e com limpeza 24 horas, sempre tinha papel, achei tranquilo. Os chuveiros também eram separados de homem e mulheres, porém eram frios. Só tinha um chuveiro quente para todo mundo. O que gerou fila e demora nos horários de pico. Mas eu deixava as minhas coisas na fila e ficava dançando enquanto não chegava a minha vez, não deixava de curtir nenhum momento haha.

festival de forró de aldeia velha
Banheiro móvel no 6º Festival de Forró de Aldeia Velha. Créditos: Geziel Campos Moska.

A ESTRUTURA DO EVENTO 


festival de forró de aldeia velha
6º Festival de Forró de Aldeia Velha. Créditos: Geziel Campos Moska.

A estrutura do evento estava bem completa e organizada. A pista de dança tinha um piso bom (eu sou muito chata com isso, não consigo dançar em qualquer lugar haha), a estrutura do som para os shows também foi bacana. Apesar de ter achado esses espaços pequenos, deu pra caber todo mundo dançando agarradinho rs.

festival de forró de aldeia velha
Festival de Forró de Aldeia Velha. Créditos: Geziel Campos Moska.

Tinha bastante opções de comidas e bebidas. Tudo num preço bem acessível. O que eu achei incrível é que a lanchonete própria do Festival servia comida praticamente 24 horas por dia, café da manhã, almoço e jantar self-service com churrasco, tudo bem gostoso e barato. Além disso, tinha também local com fogão e utensílios para fazer a própria comida.

Em conversa com Josemar Cunha, organizador do Festival de Forró de Aldeia Velha, a estrutura da sexta edição superou a dos outros anos, pois ele colocou mais pessoas para trabalhar durante o evento, dobrou o número de banheiros e caprichou na alimentação. “Tive muitos pontos de acerto, recebi muitos elogios pela organização, alimentação e a simpatia da galera que estava trabalhando comigo. Estou bem feliz com o resultado.”, comenta ele. Ainda segundo o organizador, o evento teve uma média de 600 pessoas no primeiro dia, 900 no segundo e mais de 1000 no terceiro. 

OS SHOWS


Um dos pontos mais importantes num festival de forró são os shows. Eu gostei bastante da programação, foram muitos shows de qualidade. Tiveram os que eu sabia que seriam ótimos e atingiram a expectativa, como Coisa de Zé, Trio Forrozão, Trio Bastião, Severo Gomes (sempre sensacional!) e Trio Dona Zefa, que fechou o Festival no domingo de manhã e foi uma delícia. Mas foi bacana também para conhecermos melhor alguns sons novos de forró de bandas menores e menos conhecidas aqui na nossa região.

festival de forró de aldeia velha
Show do Severo Gomes no 6º Festival de Forró de Aldeia Velha. Créditos: Geziel Campos Moska.

festival de forró de aldeia velha
Forrozeiros no Festival de Forró de Aldeia Velha. Créditos: Geziel Campos Moska.

ALDEIA VELHA – UM CANTINHO DO PARAÍSO


Além dos shows e da dança, o que também agrega muito nesses festivais é o local do evento. E Aldeia Velha é uma cidade maravilhosa. Pequena, simples, com muita natureza, cachoeiras lindas, além das pessoas da cidade serem muito simpáticas e acolhedoras. Apesar de estar um pouco frio, deu pra aproveitar bastante as cachoeiras.

festival de forró de aldeia velha
Eu e minha galera curtindo as cachoeiras de Aldeia Velha.
Aldeia já é uma cidade turística, pelas características citadas acima sempre atrai muita gente para curtir a natureza, mas o Festival de Forró de Aldeia Velha ajuda muito também no turismo da cidade, na parte de hospedagem, restaurantes, passeios turísticos e o comércio local de forma geral. O morador da cidade, Ruan Senna, diz que a cidade precisa muito desse tipo de evento. Segundo ele, todos ficam na expectativa e preparação para os dias do Festival, para receberem os turistas. “Um evento desse porte, que traz mais de 1000 pessoas pra cidade num só final de semana, ajuda muito a movimentar a cidade e o turismo daqui. Também ajuda a longo prazo, pois as pessoas conhecem Aldeia e voltam pra curtir mais a cidade em outras épocas”, diz ele.

O QUE ELES ACHARAM DO FESTIVAL?


Como fui com uma galera e também conheci bastante gente lá, resolvi fazer um espaço para elas darem seus depoimentos sobre o que acharam do 6º Festival de Forró de Aldeia Velha. Acho bacana para vocês lerem também opiniões diferentes da minha. 


festival de forró aldeia velha “Tenho que parabenizar o organizador do Festival pela iniciativa e pela organização do evento. A programação musical foi muito boa, desde bandas mais novas e comerciais, para iniciantes do forró e pessoas das cidades perto conhecerem o evento, como as bandas mais clássicas e antigas, para os amantes antigos do forró. Achei o evento bem barato, mas acho que no próximo poderia aumentar o preço do ingresso para investir mais em infraestrutura de banheiros, chuveiros etc.”

Wagner Vidal, 34 anos, forrozeiros há 16 anos, já foi em muitos festivais de forró.



festival de forró aldeia velha“Achei a viagem pra Aldeia Velha maravilhosa e inesquecível. Foi minha primeira experiência em um festival de forró e foi muito válida. Foi melhor eu ter ido primeiro nesse festival do que ir direto para Itaúnas, que é meu sonho de consumo, para eu ver como que é, sentir mesmo a troca de experiência de dança, os shows, para me preparar mesmo. Foi muito boa a companhia da galera que fomos e também que conhecemos lá.”

Aline Lisboa, 29 anos, curte forró desde os 13 anos, é louca para ir pra Itaúnas e foi seu primeiro festival.



festival de forró aldeia velha “Só de viajar com um grupo de amigos animados, para um lugar bonito, que deu para aproveitar as cachoeiras, apesar do frio e da rotina pesada e cansativa, fazíamos tudo junto, compartilhando mesmo esses momentos, foi muito bacana. A forma como nos receberam também foi muito legal. O que eu acho que pode melhorar é a mistura dos estilos de forró. O evento é bem voltado para o forró de raiz, pro roots, mas podia ter outros estilos também, pelo menos durante o dia. A gente pediu para o DJ algumas músicas e ele disse que não tocava aquele estilo. Acho que é bacana mesclar isso para atrair públicos variados.”

Abraão Calderano, 26 anos, começou a curtir forró há pouco tempo e foi seu primeiro festival.



festival de forró aldeia velha
“O evento foi muito bom, a ideia inicial pra esse ano eram 5 bandas e acabaram sendo 15. Um dos pontos altos foi ter cozinha com fogão e louça que podiam ser usados por todos. Outro ponto bem legal e que foge do padrão dos festivais é a possibilidade de poder entrar e sair à vontade do evento. O espaço para dançar em frente ao palco ficou pequeno nos últimos dias. Considerando o valor do ingresso, as bandas escolhidas foram boas, porém acredito que ficou muito concentrado em bandas do Rio, o que acaba levando um público menor da região pra lá, já que o pessoal já tem acesso a esses trios sem precisarem viajar.”

Carlos Eduardo, 36 anos, 16 anos de forró e muita experiência de dança.


Bom, não precisa nem dizer que o saldo foi muito positivo, né?! Viagem e dança são duas paixões que eu tenho e quando consigo juntá-las é certeza de alegria e momentos inesquecíveis. Agora é descansar para a Fenfit 2016. E logo logo tem post no blog sobre aquele outro paraíso que é Itaúnas, fiquem de olho!

Nenhum comentário:

Postar um comentário