Tipos de danças de salão [2]: forró e samba de gafieira

Conheça um pouco mais dos principais tipos de danças de salão ensinados nas escolas de dança de Juiz de Fora


Esse post é uma continuação do post Tipos de danças de salão 1: valsa, bolero e soltinho, no qual comecei a falar um pouco sobre a história da dança de salão e as principais danças de salão ensinadas nas escolas de dança de Juiz de Fora. Uma forma de iniciar o assunto, mesmo que de forma mais superficial e mostrar um pouco do que é ensinado aqui na terrinha.

tipos de danças de salão juiz de fora
O samba de gafieira é um dos principais tipos de danças de salão.Créditos: foto de Moa Sitibaldi para a revista 29 Horas 
dos professores Guilherme Rienzo e Ana de Mag da Tangará Cia de Dança.


PRINCIPAIS TIPOS DE DANÇAS DE SALÃO PRATICADOS NAS ESCOLAS DE DANÇA DE JUIZ DE FORA


Hoje vou falar de mais dois tipos de danças de salão geralmente ensinados nas escolas, ou em aulas de forma separada ou junto com outras danças em aulas nomeadas de “dança de salão”.

FORRÓ


O forró é uma dança típica do nordeste do Brasil, surgiu da mistura de danças locais, como a dos índios e escravos, mas também com influências estrangeiras de colonizadores portugueses, holandeses e outros. Não é uma dança que nasceu como dança de salão, é muito mais praticada na rua, em quadrilhas e festas populares. Mas por se dançar a dois, foi incorporada nas dança de salão, principalmente quando começou a ser mais conhecida no sudeste.

O forró é muito dançado nas quadrilhas e festa de São João. Além da dança, o forró é também um estilo musical que tem muitas variações. As principais variações do forró têm muito a ver com os instrumentos utilizados que, consequentemente, criam um estilo diferente de tocar. São eles: o forró tradicional ou pé-de-serra, o forró universitário e o forró eletrônico. Esses três tipos também são considerados como evoluções e gerações do forró. Veja essa matéria do G1 que explica muito bem o assunto.

Com essas variações o jeito de dançar acaba mudando um pouco também. Além disso, a dança forró também é muito dançada com outros gêneros musicais, que muitas pessoas até englobam como forró, que são o xote, baião, xaxado, frevo, rastapé, carimbó, maracatu entre outros, geralmente nordestinos. 

tipos de danças de salão juiz de fora
O forró é um tipo de dança de salão que geralmente é dançado bem agarradinho.
Por ser tão diverso, fica até difícil definir passos ou jeitos de dançar. O forró pode ser dançado de forma lenta, rápida, colado ao parceiro ou mais afastado do mesmo, com muito giro e braços, com mais movimentos de pernas e pés, são muitas formas de se dançar. E assim como nas outras danças de salão, de acordo com a escola ou profissional, o forró também incorpora passos de outras danças como o samba, o soltinho e o zouk, por exemplo.

O primeiro vídeo é da escola de forró Pé Descalço, de Belo Horizonte, que como eu já expliquei neste post e neste, é uma escola de forró que além do forró tradicional, ensina também conceitos e passos de salsa, zouk, samba, soltinho, bolero e outras danças. No vídeo abaixo uma apresentação de um forró mais lento e depois de um mais rápido.


Outra escola que eu adoro é o pessoal do Forró Fuá, eles têm um estilo bem próprio de dançar forró. A base é de forró, mas as pernas e alguns movimentos são muito parecidos com os do samba. Vejam que lindeza de mistura!


Por último, um vídeo do forró eletrônico dos professores James Carvalho e Nívea Medeiros. Veja como a dança é mais solta, com mais jogadas de corpo e quadril.



SAMBA DE GAFIEIRA


O samba dançado a dois, na dança de salão, é conhecido como samba de gafieira. A gafieira é o local onde se realizam os bailes que tocam esse tipo de música para a dança em casal – diferente do samba no pé, que se dança sozinho. O samba é uma dança símbolo do Brasil, urbana, nascida no Rio de Janeiro pelas classes populares e muito influenciada pelo Maxixe, dança brasileira, e o Lundo, de origem afronegra. 

A postura do samba de gafieira remete aos dançarinos da sua origem, o malandro e a cabrocha. Com muito gingado, movimentos de pernas e balanço de quadril, o samba é um ritmo e uma dança muito contagiante e alegre.

O samba de gafieira também sofreu suas variações e evoluções, hoje se fala no samba de gafieira liso clássico – onde a postura dos dançarinos é mais ereta e contida, o samba de gafieira tradicional – com o gingado do malandro no balanço dos corpos bem presente, e o novo estilo de samba de gafieira que é o samba funkeado, criado por Jimmy de Oliveira, no qual a presença de movimentos e conceitos do hip hop e R&B´s (Rhythm and Blues) é muito forte. Leia mais sobre a diferença desses estilos de samba de gafieira no portal Dança em Pauta.

O primeiro vídeo é do mestre da dança, Carlinhos de Jesus e Vanessa Nascimento dançando um samba de gafieira clássico numa música mais lenta.


Já nesse vídeo, o casal Léo Fortes e Robertinha, dançam o samba de gafieira tradicional com música bem mais rápida.


E para ilustrar o samba funkeado, nada melhor do que o autor do estilo, Jimmy Oliveira dançando com Bruna Sousa um funkeado de babar.


O forró e o samba de gafieira são danças bem conhecidas por terem muitos lugares para sair e dançar, além das escolas. Com isso as pessoas conseguem praticar mais essas danças e elas ganham cada vez mais adeptos.

Têm muitos outros tipos de danças de salão que estão sendo muito ensinados e praticados em Juiz de Fora, como o zouk e o tango, por exemplo. Mas quis focar hoje nas mais comuns e tradicionais. Espero que tenham gostado do panorama geral que dei sobre cada tipo e dos vídeos que selecionei pra ilustrar. Continuem de olho que logo tem mais post sobre dança de salão.

Principais fontes utilizadas para este e o primeiro post sobre Tipos de danças de salão:
http://www.infoescola.com/artes/valsa/
http://www.gentequedanca.com/ritmos/bolero/
http://www.emmanuelsocrates.com.br/modalidades/ritmos-de-danca/soltinho
http://g1.globo.com/pop-arte/noticia/2011/06/conheca-origens-e-evolucao-do-forro-o-ritmo-da-festa-de-sao-joao.html
http://www.dancaempauta.com.br/site/2016/02/o-samba-de-gafieira-e-seus-sotaques/
http://www.marcoantonioperna.com.br/blog2/index.php?entry=entry000101-115150

Nenhum comentário:

Postar um comentário