Exame Pé Descalço da vermelha 2016: Um show de forró


Alguns vídeos das apresentações do exame Pé Descalço da vermelha no maior evento da escola de forró

exame pé descalço exame da vermelha forró
Evento de forró da escola Pé Descalço - Exame da vermelha 2016. Créditos: Jéssica Couri.
Preciso confessar, meu coração bate um pouquinho mais forte quando ouço uma sanfona, um triângulo e uma zabumba rs. Gosto muito de forró! E um dos estilos que eu mais invisto e treino ultimamente é o forró pé-de-serra. E nesse final de semana eu fui para Belo Horizonte num evento incrível da minha escola de forró, o exame Pé Descalço.

exame pé descalço exame da vermelha forró
O evento de exame de colar ocorre periodicamente.
Créditos: foto divulgação Pé Descalço.
Para quem não conhece, o Pé Descalço (também conhecido simplesmente como PD) é uma escola de forró que começou em Belo Horizonte e hoje tem unidades em vários lugares da capital, em São Paulo, Niteroí, Nova Lima e também aqui na terrinha, Juiz de Fora, onde sou aluna.

Um dos diferenciais do PD é a metodologia de ensino que divide os alunos em níveis muito bem determinados. Cada nível, ou roda, como costumamos dizer, tem uma cor e um significado. Para passar de nível e adequar melhor o seu aprendizado, o aluno passa por exames, sendo avaliado por examinadores do PD do nível mais alto, a maioria professores com bastante experiência de dança. O nível de cada aluno é representado por um colar que ele recebe a cada roda que entra/exame que passa. O primeiro nível/ é o transparente, depois vem branca, azul, azul avançada, preta, preta avançada e vermelha. Entenda cada significado das rodas e respectivos colares aqui.



exame pé descalço exame da vermelha forró significado-colares
Cada nível no forró do Pé Descalço é representado por uma cor e um colar.
(Foto montagem com imagens do site oficial do Pé Descalço.)
O exame Pé Descalço acontecem de 3 em 3 meses ou de 6 em 6, dependendo da unidade. Mas toda vez que acontece em BH, todas as unidades reúnem para esse grande evento de forró e é uma festa maravilhosa! O mais empolgante desse evento é a energia contagiante. São em torno de 400 a 500 pessoas que se reúnem para dançar, aprender e vibrar com o forró. Olha abaixo o vídeo de um Exame Pé Descalço e vê se não é de arrepiar.


Nesse final de semana tivemos exames de todos os níveis, incluindo o do último nível, da vermelha, que é um show a parte. São os melhores dançarinos da escola examinando e outros tão bons quanto tentando pegar o colar vermelho. A emoção desse momento é indescritível, só quem está lá e vibra com o forró, que sabe o que é treinar e querer melhorar a cada dia, se desafiar e dar o seu máximo, sabe como é! Bom, vou tentar passar um pouquinho disso aqui com os vídeos que filmei de alguns exames.

Exame da vermelha Pé Descalço 2016 - Xote da Nicole e Alex


Encaixe perfeito desses dois nesse xote! Ele conduz de forma muito segura e ela é delicada e ao mesmo tempo sensual, parece que vai quebrar. Delícia só de ver! Foi mesmo lindo.


Exame da vermelha Pé Descalço 2016 - Rastapé Ítalo e Juzinha


Ousadia demais esses dois juntos! Deram show de dança e irreverência. E mais do que tudo se divertiram dançando.



Exame da vermelha Pé Descalço 2016 - Baião Ítalo, Bel e Giza


Pasmem nesse aéreo e logo depois na inversão da condução entre os pares. Acho maravilhoso quando o dançarino consegue colocar a sua personalidade na dança, deixando-a muito mais autêntica. E o Ítalo sabe fazer isso muito bem, por sinal!



Exame da vermelha Pé Descalço 2016 - Baião Fernandinha, Wilker e João


Por falar em autenticidade e irreverência, mais um exemplo disso aliado à uma sensualidade natural. Sem falar do show de dança do Rafael, sempre concentrado e preciso.



Exame da vermelha Pé Descalço 2016 - Baião Camila,  Henrique e Igor


No exame da vermelha os candidatos têm que fazer um passo aéreo, que pode ser treinado com um parceiro escolhido. Mas mesmo assim, na hora do exame é muita tensão e nem sempre sai como planejado. Não foi o caso desse da Camila, que pra mim foi o melhor aéreo da noite.



Exame da vermelha Pé Descalço 2016 - Baião Ícaro, Babi Loira e Bel


O passo aéreo do Ícaro também ficou bem legal, pois além de fazer com a dama ele também se impulsionou. Não posso deixar de observar os requebrados e graciosidade da Babi Loira, uma das minhas damas favoritas no Pé Descalço.



Exame da vermelha Pé Descalço 2016 - Baião Pantuza, Babi Loira e Ana Flávia


E pra terminar, a melhor e mais tradicional música de baião de exame da vermelha, a música Forró do Rei que, como vocês verão no vídeo abaixo, contagia e emociona a todos.

 
O evento exame Pé Descalço da vermelha é sempre um grande show de apresentações. Independente do resultado, todos são sempre excelentes dançarinos e deixam todos com a boca aberta. Eu fico arrepiada em vários momentos sempre! Em breve teremos os vídeos oficiais do exame no canal do Youtube do Pé Descalço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário