A musicalidade na dança


Expressão da música pelos movimentos corporais, entrar no ritmo ou sentir verdadeiramente a música? Afinal, o que é a musicalidade na dança?



A música é algo inerente à dança. A primeira é o que dá forma à segunda, e a segunda não existe sem a primeira. Não tem como pensar na dança sem a música. Afinal, quando você pensa em uma dança, você associa automaticamente ao estilo de música, certo? Mas se é tão óbvio que a dança só existe graças à música, por que ouvimos falar tanto do conceito de musicalidade na dança?

Segundo o dicionário, musicalidade é algo de caráter, qualidade ou estado do que é musical. Mas pensar em musicalidade na dança vai desde o conceito básico – esse de que é uma coisa intrínseca a outra – a conceitos mais avançados e complexos. Para alguns, musicalidade na dança é conseguir se expressar bem em seus movimentos a música que se ouve, interpretá-la com o corpo no ritmo certo, em cada palavra, instrumento ou melodia. Mas se não é algo exato e sim totalmente subjetivo, que depende mesmo de cada um, como entender bem essa tal musicalidade?

musicalidade na dança
Musicalidade é sentimento ao dançar, sentir a música, o corpo do parceiros e a energia trocada nesse momento.
Créditos: Aline Jácome.

Para me ajudar nessa questão eu pedi ajuda a bons entendedores do assunto. Conversei com um grupo de amigos e professores de dança da escola de forró Pé Descalço (PD), de Belo Horizonte. O estilo do forró praticado no PD é bem rico em musicalidade, pois além do forró tradicional, os movimentos ensinados são mesclados entre os do forró pé-de-serra e outros estilos de forró, com conceitos e passos de salsa, zouk, samba, soltinho, bolero e outras danças.

Por isso, ao perguntar a eles sobre o que é a musicalidade, obtive respostas bem complexas e ricas. Luiz Henrique, Lucas Dumont, Sorel Soares, Ana Flávia e Milena Moraes entendem que a musicalidade não é um passo ou uma técnica ensinada, é algo sentido. Segundo eles, vem de cada um colocar sentimento e expressar a música. “Musicalidade é dançar e sentir a música, não só executar passos”, diz Luiz. 

Como desenvolver a musicalidade na sua dança?


Por ser tão individual, a musicalidade na dança é algo difícil de explicar e ensinar. Por isso, perguntei a eles como fazem nas suas aulas para passar o conceito de musicalidade e desenvolvê-lo nos alunos. “Nós tentamos desenvolver o conceito de musicalidade em todos os níveis”, explica Luiz. Segundo eles, as aulas de musicalidade são mais para os alunos se soltarem na musica, pois não dá pra explicar o sentimento da música para o outro, isso é muito pessoal. “Na verdade, as aulas são bem soltas e abertas, queremos induzir o aluno desde o início a colocar o que ele tá sentindo com a música na sua dança”, completa Dumont.

Na verdade, como Milena pontua, na musicalidade é permitido sair um pouco das regras. Pois muitas vezes você acaba saindo um pouco daquilo que foi ensinado, mas segundo eles está tudo bem, faz parte, pois a regra na verdade não são os passos ensinados, mas sim a música que VOCÊ sente.

Escutar música ajuda? 


Eles destacam que querem que os alunos entendam antes de qualquer coisa na dança, que o mais importante é ouvir a música. E se a dança está intimamente ligada à música, é muito importante afinar os nossos ouvidos, é preciso ouvir mais a música ao dançar, e não simplesmente executar passos no ritmo.

Na nossa conversa, ouvi algo que eu estou começando a perceber ultimamente em mim e em alguns colegas de dança: com o tempo você começa a se conectar tanto com a música que mesmo que dance uma que nunca ouviu, consegue acompanhá-la bem e expressar a musicalidade dela na sua dança. 

Vejam abaixo uma apresentação de improviso dos professores em um workshop que deram aqui em Juiz de Fora. E observem um bom exemplo de dança com muita musicalidade.





Musicalidade é algo complexo e ao mesmo tempo tão natural que parece bobo falar disso. Mas para desenvolvê-la melhor é preciso compreendê-la conscientemente e treinar nossos ouvidos e nosso corpo. Acredito que no final das contas, a gente não aprender a dançar certo ritmo, executar certos passos numa música lenta ou rápida, a gente aprende a se expressar diferente em cada música de acordo com o que estamos ouvindo. Para mim, musicalidade é exatamente você expressar com o seu corpo o que a música te faz sentir.

Vejam mais um vídeo que acho que representa muito bem a musicalidade expressada na dança. É o casal de tango Gustavo Naveira e Giselle Anne, que fazem apresentações belíssimas e essa é uma das mais lindas que já vi. O tango, por ser muito expressivo e intenso, consegue passar bem esse conceito de musicalidade.



E para você, o que é musicalidade? Conta pra mim aqui nos comentários.

6 comentários:

  1. É ouvir a música com o coração e deixar o corpo "pulsar" de acordo com o que se sente.

    ResponderExcluir
  2. Musicalidade é limpar a cabeça, e deixar q a música mande mo seus movimetos

    ResponderExcluir
  3. Musicalidade é limpar a cabeça, e deixar q a música mande mo seus movimetos

    ResponderExcluir
  4. Eu não tinha muita noção do que era a musicalidade na dança. De uns tempos prá cá já percebo o que é e acredito que seja realmente sentir a música e colocar os movimentos conforme sentimos a música.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo, Jonatas! E quando afinamos nossos ouvidos pra música, até mesmo quando dançamos uma música desconhecida conseguimos ir encaixando a musicalidade nela, já percebeu?!

      Excluir