5 motivos para começar a dançar


Já que o blog está começando, achei bacana falar também sobre o começo das pessoas na dança, os motivos que as levam a começarem a dançar, os primeiros passos.

Baseando no que já escuto há tempos e to sempre descobrindo, listei aqui alguns dos motivos mais frequentes que levam as pessoas a começarem a dançar. Olhem só:

5 motivos para começar a dançar:



1- A dança é linda de se ver: como já ouvi frases do tipo “Ah sempre achei tão lindo as pessoas dançando e daí quis aprender!”. E realmente, vai falar que não é lindo um casal dançando um bolero, um tango ou um forró, as bailarinas deslizando na ponta do pé, as dançarinas de dança do ventre ou as expressões da contemporânea?!
5 motivos para começar a dançar
Apresentação de tango no restaurante Esquina Homero Manzi, Argentina.
Créditos: Francisco Louzada.
                                          
2- Fazer uma atividade física: esse motivo é beem comum. Hoje em dia as pessoas estão cada vez mais preocupadas com sua saúde e buscam uma atividade física para tal, com isso a dança ganha alguns adeptos. Para quem não gosta de academia, esteira ou luta, por exemplo, a dança é uma alternativa para mexer o corpo e, de quebra, se divertir. E sim, realmente a dança é uma excelente atividade física. Ela ajuda na flexibilidade, no condicionamento físico, na coordenação motora e, dependendo da modalidade e da frequência, ajuda também a perder alguns quilinhos.

3- Saber dançar na balada ou numa festa: normalmente esse motivo é bem comum entre os rapazes. Quem nunca foi numa festa e viu um casal dançando dando aquele show e deixando todos de queixos caídos?! Ou então saiu com os amigos e TODOS sabiam dançar, e você ficou ali, paradão tentando mexer um pouco os pés e os ombros para disfarçar a falta de aptidão? Ou você, menininha, quando aquele cara gato te chamou pra dançar e você ficou pisando no pé dele? Quem nunca passou por isso e prometeu no dia seguinte que ia aprender a dançar?! Pois muitos cumprem a promessa para na próxima não passar vergonha.

Dentro desse motivo também ressalto aqueles que entram na dança para impressionar uma paquera ou a(o) namorada(o), o que, por sinal, é extremamente fofo, vamos combinar!

4 - Pertencer a um grupo: esse não é um motivo que as pessoas dizem claramente, muitos não percebem, mas pode ser essa uma das razões que o fizeram entrar ou permanecer na dança. Como disse Tom Jobim: “É impossível ser feliz sozinho.”, o ser humano precisa mesmo estar perto de pessoas, pertencer a um grupo. Desde pequenos somos assim, sempre querendo fazer parte deste ou daquele grupo do colégio, cada um tinha o seu, não é verdade?!

5 motivos para começar a dançar - Pé Descalço
Alunos da escola de forró Pé Descalço.
Créditos: Foto divulgação página oficial Pé Descalço.
E a dança é ótima para isso, independente de ser em par ou individual, as escolas de dança são sempre com o ensino em grupo, o contato físico, o aprender junto, errar junto, sofrer junto (sim, a gente sofre treinando, tentando, errando, machucando), tudo isso cria laços entre as pessoas. Além disso, tem os eventos, baladas e viagens com pessoas que passam a fazer parte da sua vida, criando amizades incríveis e até mesmo grandes amores e paixões.

5 – Ter um hobby: ter uma atividade constante fazendo algo que você gosta é essencial. Não dá pra viver só das obrigações de estudo, trabalho e outros compromissos diários. Todo mundo sempre busca algo que goste de fazer: ler, ver filme, desenhar, escrever, esporte, pintar, teatro, costurar, colecionar, entre várias outras atividades que nos faça sair um pouco da rotina do dia a dia e relaxar.

A dança é uma boa opção de hobby, quem já não pratica desde pequeno, acaba buscando posteriormente como uma alternativa de atividade pra vida. Foi um pouco do que aconteceu comigo e hoje virou mais que um hobby, e sim uma terapia! haha

É claro que depois que as pessoas entram na dança e se apaixonam, descobrem mais um milhão de motivos para continuar dançando.

Então agora você que fica aí morrendo de vontade de começar a dançar e ainda não criou coragem, tem mais 5 motivos muito bons para entrar de vez nessa dança! Veeeem dançar!

E vocês, serem já dançantes, foi um desses motivos que os incentivaram a começar? Tem algum outro diferente? Conta pra mim aqui nos comentários!

5 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Me identifiquei bastante com 3, 4 e 5. Principalmente o 4. Sou um pouco tímido e acredito que a dança ainda vá me ajudar muito a quebrar com isso! Muito interessante. Valeu!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Filipe! Que bom que se identificou com os motivos...aposto que agora que começou já deve estar arrumando vários outros para continuar, né?! A dança é ótima mesmo para se soltar e fazer novos amigos. Obrigada por acompanhar o blog! beijos

      Excluir
  3. Comecei a dançar tarde, depois dos quarenta e..., mas sempre tive vontade pelo motivo 1, invejava cada dancarino (inveja boa, tá) e não acreditava q poderia eu mesma dançar.
    Depois q comecei, descobri q resovia meu problema de sedentarismo e excesso de peso (odiava musculação, esportes com bola, natação...), o q gostava nas academias era dançar mas desistia por vergonha da meu corpo e da minha pouca coordenação motora. Agora até curto malhar com o objetivo de melhorar a dança de salão, q exige sim preparo físico e força.
    Quanto às baladas, gostava mas quase não ia por não saber dançar, me convenci q não eram pra mim. Hj curto e saio contrariada se a música não conseguir me manter na pista mais q 80% do tempo. Com ou sem cavalheiro, estou lá, meio desajeitada mas animada a noite toda.
    Agora grande surpresa foi q jamais imaginei q o mundo da dança fosse tão generoso. Tanta gente com habilidades mil me ajudou, me acolheram e hj sinto q faço parte desta linda família, a dos dançarinos.
    A dança virou mesmo parte de mim, um hobby q me preenche, me diverte, me faz mais e mais feliz. Enquanto danço, e é muito (mais do que devo e menos do que quero), nada fora do salão me importa. Muito mais efetivo que qualquer terapia.
    Assim, comecei pelo motivo 1, e descobri q não sabia dos outros quatro motivos também.
    Valeu, Jéssica!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah Cris! Você é um achado de talento e amor pela dança. Como eu fico feliz de ver que outras pessoas também compartilham da minha paixão e que ela pode realmente transformar vidas. E foi isso que a dança fez com você, transformou sua vida, não é mesmo?! E com certeza para melhor, eu sei disso, acompanhei muito dos seus passos e acompanho até hoje.Você é um exemplo de determinação, esforço e paixão pela dança. Dá um banho em um monte de gente no salão, principalmente pelo pique e energia sempre a mil haha

      Adoro saber que se identificou com o post e que tem sua história na dança já, é uma inspiração! OBrigada pelo carinho de sempre e continue acompanhando o blog. Beijos

      Excluir